Pular para o conteúdo principal

Número 11, volume 01

DOSSIÊ LINGUAGENS E EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E POESIA

A produção e a socialização de conhecimentos científicos e empíricos vêm sendo alvo de grande interesse da sociedade moderna, seja dentro das instituições acadêmicas ou dentro das comunidades tradicionais. A necessidade de produzir conteúdo da melhor forma e com qualidade requer avançar em domínios diferenciados para alcançar resultados satisfatórios para a um público leitor.
Para tanto, surgem periódicos de natureza científica (eletrônicas) que seguem os critérios estabelecidos por órgãos indexadores e controladores da qualidade científica, o que tem por consequência a visibilidade junto à comunidade leitora. É importante reconhecer a contribuição de um periódico para o avanço de sua área, pois eles, promovem o desenvolvimento científico e respectivo consumo e aplicação dos conteúdos na prática.
Neste contexto das revistas on-line, a Revista Eletrônica A Palavrada, da Faculdade de Letras, do Campus Universitário de Bragança, da Universidade Federal do Pará (UFPA), desde sua primeira edição publicada em junho de 2012 buscou promover a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio eletrônico.
Na edição de número 11, em que a Revista A Palavrada comemora cinco anos de existência, celebrando WebQualis 2013-2016: Interdisciplinar B4, Letras/Linguística B5. Neste período da Revista, foram publicados trabalhos semestrais, com o objetivo de dar visibilidade à pesquisa no Campus Universitário de Bragança/Pará. Vale lembrar, que, o periódico vem oferecendo ao público leitor, textos de pesquisadores nacionais e internacionais.
O presente número também faz uma homenagem (in memorian) à discente de mestrado do Programa de pós-graduação em Linguagens e saberes Amazônicos (PPLSA/UFPA), Geovana Brito (A discente fez parte do corpo editorial desta revista entre os anos de 2014-2016), com a publicação de um artigo desenvolvido na disciplina Narrativas de migração, ministrada pelo professor Dr. Francisco Pereira Smith Júnior.
 A Palavrada nos seus cinco anos de trajetória tem priorizado a divulgação de trabalhos que promovem o diálogo entre a linguagem e a interdisciplinaridade estabelecendo a aproximação entre várias disciplinas. Por essa razão, nosso periódico vem oferecer à comunidade uma edição comemorativa de cinco anos, com dois volumes, com o tema Linguagens e educação, Religião e poesia.
Boa leitura!
Dr. Francisco Pereira Smith Junior
Me. Fernando Alves da Silva Júnior
Esp. Paulo Santiago de Sousa


Sumário

Andreia Cristina da Paixão Rodrigues
Arleson Eduardo Monte Palma Lopes

Aldri Felipe Assunção Pantoja
Rosana Siqueira de Carvalho do Vale

Laura Regina Soares Fernandes
Anderson Francisco Guimarães Maia

Arleson Eduardo Monte Palma Lopes
Benedito Andson Melo Monte Palma

Armando de Araújo Monteiro
Adilene da Fonseca Pinheiro
Cássia Regina Silva

Evellin Natasha Figueiredo da Conceição

Evelyn Alynne Bitencourt da Cunha
Aline de Souza Muniz

Franciele Lima Smith

Francisco Pereira Smith Júnior
Geovana Nascimento Brito

Luiz Haroldo Araújo Cardoso
Maria Maracir da Silva

Rosana Siqueira de Carvalho do Vale
Jamille Flávia de Jesus da Silva

Jacqueline Bianca da silva Matos
Thais Cristina Pimenta gomes
Francisco Pereira Smith Júnior

João Felipe Barbosa Borges

Julio Ferreira Neto
Karina Keila Alves Santiago da Silva
Kleiton de Souza Borges

Karla Ferreira da Costa

Kleby Miranda Costa

Leandro Almeida dos Santos