IV
Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (IV EBEL) – PA, foi posto em prática algumas
das ações, deliberadas nacionalmente com vista a organizar os estudantes em
defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, o que também significa
dizer, lutar pela excelência da formação profissional. O evento foi de cunho
acadêmico-extensionista, de natureza tridirecional: interdisciplinar, político
e cultural. Isso significa que trabalhos científicos na linha de literatura e
de linguística, na graduação e na pós-graduação, independente do gênero em que
será apresentado (Comunicação Oral, Oficina, Minicurso, curta-metragem, palestras
e mesas-redondas), abordou-se aspectos de língua e/ou de literatura vinculados ao
ensino-aprendizagem e a outras áreas de conhecimento, como, Pedagogia, Artes,
Comunicação Social, História, Sociologia, Psicologia, etc. Significa, ainda,
que esses trabalhos, resultaram em produções científicas dos estudantes de
Letras do Estado do Pará e Região Norte. Neste evento, obteve-se “diálogo” com
outro público, desta mesma comunidade acadêmica, de outras instituições de
ensino público. Para tanto, a divulgação do evento alcançou as universidades
públicas e particulares do estado. Esse encontro contou, também, com a presença de
professores/pesquisadores, atuantes nas diversas Instituições de Ensino
Superior (IES) do Estado.
O IV Ebel, edição 2017, realizado
na cidade de Bragança, promoveu discussões com foco nos três lados inerentes ao
processo de ensino e de aprendizagem, de pesquisa e de extensão: o acadêmico, o
político e o cultural. Entende-se que um se apoia no outro para poder se
efetivar de forma coerente. Discentes
e docentes dos IES e também profissionais de Letras do estado do Pará, que se
interessaram pelo estudo das linguagens, educação, arte cultura e de
literatura.
Portanto,
sediar o IV Encontro Bragantino dos
Estudantes de Letras-PA, foi primordial para a mobilização dos estudantes e
professores do campus, dando-lhes oportunidade de externar suas pesquisas,
trabalhos e demais produções internas, divulgar as ações executadas tanto nas
turmas de graduação quanto nas de mestrado e dessa forma, propor a
interatividade com demais profissionais paraenses para o enriquecimento
intelectual/científico de todas as partes envolvidas.
O evento propiciou
aos alunos e professores do Curso de Letras do Pará e demais cursos de outras
IES, a exposição e a observação de trabalhos em língua e literatura de forma
transdisciplinar, assim como amplas discussões políticas sobre aspectos
específicos do Curso de Letras no Estado, sob as óticas socioculturais e
político-acadêmicas, necessariamente indissociáveis, com deliberações de
iniciativas a serem tomadas para melhoria do Curso.
- Discutiu-se
sobre a região Bragantina e suas realidades problemáticas em relação à
educação.
- Propiciou
maior integração entre os estudos linguísticos e literários desenvolvidos no
Curso de Letras (graduação e pós-graduação), e outras áreas do conhecimento,
Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Estudos Culturais, Artes, etc.
- Oportunizou
aos discentes do Curso de Letras e das áreas afins das IES a exposição de
trabalhos científicos realizados na graduação e na pós-graduação;
- Promoveu
indagações acerca das novas metodologias de pesquisa, ensino e extensão
utilizadas no estado;
- Desenvolveu
debates e propor encaminhamentos sobre inclusão sociocultural na área de
Letras;
- Impulsionou
o Movimento Estudantil de Letras, aprofundando as bandeiras de luta da ExNEL;
- Possibilitou
que os acadêmicos apresentassem para a sociedade suas pesquisas em andamemto.
Por fim, agrademos
ao professor Mestre Fernando Alves
da Silva Júnior por nos apoiar quanto a publicação dessa edição especial
na revista acadêmica A Palavrada campus UFPA Bragança. Ao professor Dr.
Francisco Pereira Smith Júnior pela organização deste número.
Luan Duarte
Coordenação geral IV EBEL
Coordenação CAL Jorge Ramos
Coordenação CAL Jorge Ramos
Sumário
Arlen Maia de Melo
Rosidalva Maria Silva do Rosário
Raiane Miranda Gomes
Suellem Fernandes da Silva
Priscila Ferreira Bentes
Josebel Akel Fares
Andressa de Jesus Araújo Ramos
Sylvia Maria Trusen
Aldilene Lopes de
Morais
Milena de Paula Costa da Silva
Rayenna Reis Castro
Daisy Souza Santana
Gleciane da Silva Pantoja
Rosângela da Silva Damasceno
Maria da Conceição Azevedo
Maria da Conceição Azevedo
José Enderson
Miranda da Cruz
Larissa
Fontinelle de Alencar
Mayra Adriana da Costa Cavalcante
Jonilson Pinheiro Moraes
Ensino de Literatura: abordagens psico-metodológicas em "Perto do coração Selvagem" de Clarice Lispector
Joel Cardoso
Érica Beatriz Rodrigues Ramos
Lanaíza Vasconcelos dos Santos
Lanaíza Vasconcelos dos Santos
Ensino de Literatura: abordagens psico-metodológicas em "Perto do coração Selvagem" de Clarice Lispector
Joel Cardoso
Savana Cristina Lima Cardoso
José Guilherme dos Santos Fernandes
Joelma Mendes Soares Barbosa
Any Rayra Vieira Costa
Wellingson Valente dos Reis
Carmina Lemos de Oliveira
Karen de Souza Tavares