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Número Especial IV EBEL (2017)


IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (IV EBEL) – PA, foi posto em prática algumas das ações, deliberadas nacionalmente com vista a organizar os estudantes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, o que também significa dizer, lutar pela excelência da formação profissional. O evento foi de cunho acadêmico-extensionista, de natureza tridirecional: interdisciplinar, político e cultural. Isso significa que trabalhos científicos na linha de literatura e de linguística, na graduação e na pós-graduação, independente do gênero em que será apresentado (Comunicação Oral, Oficina, Minicurso, curta-metragem, palestras e mesas-redondas), abordou-se aspectos de língua e/ou de literatura vinculados ao ensino-aprendizagem e a outras áreas de conhecimento, como, Pedagogia, Artes, Comunicação Social, História, Sociologia, Psicologia, etc. Significa, ainda, que esses trabalhos, resultaram em produções científicas dos estudantes de Letras do Estado do Pará e Região Norte. Neste evento, obteve-se “diálogo” com outro público, desta mesma comunidade acadêmica, de outras instituições de ensino público. Para tanto, a divulgação do evento alcançou as universidades públicas e particulares do estado. Esse encontro contou, também, com a presença de professores/pesquisadores, atuantes nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado.
O IV Ebel, edição 2017, realizado na cidade de Bragança, promoveu discussões com foco nos três lados inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, de pesquisa e de extensão: o acadêmico, o político e o cultural. Entende-se que um se apoia no outro para poder se efetivar de forma coerente. Discentes e docentes dos IES e também profissionais de Letras do estado do Pará, que se interessaram pelo estudo das linguagens, educação, arte cultura e de literatura.
Portanto, sediar o IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras-PA, foi primordial para a mobilização dos estudantes e professores do campus, dando-lhes oportunidade de externar suas pesquisas, trabalhos e demais produções internas, divulgar as ações executadas tanto nas turmas de graduação quanto nas de mestrado e dessa forma, propor a interatividade com demais profissionais paraenses para o enriquecimento intelectual/científico de todas as partes envolvidas.
O evento propiciou aos alunos e professores do Curso de Letras do Pará e demais cursos de outras IES, a exposição e a observação de trabalhos em língua e literatura de forma transdisciplinar, assim como amplas discussões políticas sobre aspectos específicos do Curso de Letras no Estado, sob as óticas socioculturais e político-acadêmicas, necessariamente indissociáveis, com deliberações de iniciativas a serem tomadas para melhoria do Curso.
- Discutiu-se sobre a região Bragantina e suas realidades problemáticas em relação à educação.
- Propiciou maior integração entre os estudos linguísticos e literários desenvolvidos no Curso de Letras (graduação e pós-graduação), e outras áreas do conhecimento, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Estudos Culturais, Artes, etc.
- Oportunizou aos discentes do Curso de Letras e das áreas afins das IES a exposição de trabalhos científicos realizados na graduação e na pós-graduação;
- Promoveu indagações acerca das novas metodologias de pesquisa, ensino e extensão utilizadas no estado;
- Desenvolveu debates e propor encaminhamentos sobre inclusão sociocultural na área de Letras;
- Impulsionou o Movimento Estudantil de Letras, aprofundando as bandeiras de luta da ExNEL;
- Possibilitou que os acadêmicos apresentassem para a sociedade suas pesquisas em andamemto.
Por fim, agrademos ao professor Mestre Fernando Alves da Silva Júnior por nos apoiar quanto a publicação dessa edição especial na revista acadêmica A Palavrada campus UFPA Bragança. Ao professor Dr. Francisco Pereira Smith Júnior pela organização deste número.

Luan Duarte
Coordenação geral IV EBEL
Coordenação CAL Jorge Ramos

Sumário
Arlen Maia de Melo
Rosidalva Maria Silva do Rosário

Raiane Miranda Gomes
Suellem Fernandes da Silva

Priscila Ferreira Bentes
Josebel Akel Fares

Andressa de Jesus Araújo Ramos
Sylvia Maria Trusen

Aldilene Lopes de Morais

Milena de Paula Costa da Silva
Rayenna Reis Castro

Daisy Souza Santana
Gleciane da Silva Pantoja
Rosângela da Silva Damasceno
Maria da Conceição Azevedo

José Enderson Miranda da Cruz
Larissa Fontinelle de Alencar

Mayra Adriana da Costa Cavalcante
Jonilson Pinheiro Moraes
Érica Beatriz Rodrigues Ramos
Lanaíza Vasconcelos dos Santos

Ensino de Literatura: abordagens psico-metodológicas em "Perto do coração Selvagem" de Clarice Lispector
Joel Cardoso

Savana Cristina Lima Cardoso
José Guilherme dos Santos Fernandes
Joelma Mendes Soares Barbosa
Carmina Lemos de Oliveira
Karen de Souza Tavares