DOSSIÊ LINGUAGENS E APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA
Este número da Revista é uma homenagem ao prof. Álvaro Araújo (in memorian), ex-professor de linguística da Faculdade de Letras do campus de Bragança, da Universidade Federal do Pará. O referido professor assumiu vários cargos importantes na instituição, como coordenador do campus de Bragança e da Faculdade de Letras. Mas, o que poucos sabiam sobre sua vida, é que, Álvaro Araújo também foi um poeta por excelência, e foi no silêncio de seu quarto, que fez suas “letras em linhas escritas em versos” e tornou-se dono de uma poética emocionante e vibrante. Sendo assim, nesta edição teremos um ensaio em homenagem ao professor Álvaro Araújo e também dezessete artigos inéditos que fazem parte de uma reflexão sobre a linguagem em diálogo com temas como: cultura, resistência, memória, gênero, meio ambiente e ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, a edição oferece ao público leitor informações atuais de pesquisadores de graduação e pós-graduação de várias áreas em interação com a área da linguagem e convida esses leitores a perceberem a existência de uma relação interdisciplinar que elabora novos enfoques metodológicos que ajudam a dar soluções a problemas de caráter acadêmico-científico.
Sumário
Joel Cardoso
Alexandre de Brito Alves
Ana Lilia Carvalho Rocha
Laura Regina Soares Fernandes
Anderson Francisco Guimarães Maia
Francisca Dulciléia da Silva Soares
Keila de Paula Fernandes de Quadros
Eliene de Oliveira Belo
Evelyn Alynne Bitencourt da Cunha
Merynilza Santos de Oliveira
Francinete do Socorro Correa Abreu
Keila de Paula Fernandes de Quadros
Amélia Maria Mesquita Araújo
Kleiton de Souza Borges
Maria Evangelina Gato dos Santos
Larissa Fontinele de Alencar
Luane Oliveira Sales
Antonio Matheus do Rosário Corrêa
Elenize Saraiva da Silva
Larissa Fernanda Alves Conde
Luis Junior Costa Saraiva
Textos humorísticos presentes nos livros didáticos de inglês no ensino fundamental: Uma abordagem sob o viés do ensino e aprendizagem de Línguas
Textos humorísticos presentes nos livros didáticos de inglês no ensino fundamental: Uma abordagem sob o viés do ensino e aprendizagem de Línguas
Ederson Renan Pacheco Farias
Vânia M. do S. Alvarez
Alana Beatriz Magalhães de Oliveira
Antonio Matheus do Rosário Corrêa
Zilah Therezinha de Souza Araújo
Davi Pereira de Souza
Regina Célia Fernandes Cruz
.................................................................................................................................................................................................